Grandes copos de refrigerante, hambúrguer, milk-shake, batata-frita, sorvete. Essas comidas, presentes nas principais refeições da maioria dos norte-americanos, são responsáveis por uma drástica mudança na vida alimentar e social dos Estados Unidos nos últimos trinta anos. Da década de 1980 para cá, o número de obesos no país dobrou e, hoje, a população adulta acima do peso ou obesa é de quase 70%.
Demorou um pouco, mas finalmente governo e organizações começam a se mexer para enfrentar a epidemia e suas causas. Uma das iniciativas mais recentes é do canal HBO, que, em parceria com entidades da área da saúde, produziu The Weight of a Nation (O Peso de uma Nação), uma série de documentários que analisa a obesidade norte-americana. Sóbria e alarmante, a série ataca a indústria de alimentos e a publicidade de comidas e bebidas não saudáveis, principalmente o marketing voltado às crianças – algo raro na TV, que depende dos anunciantes. Por isso, o projeto só saiu do papel porque foi bancado pela HBO, que, nos EUA, não exibe comerciais.
Dividida em quatro partes (Consequências, Escolhas, Crianças em Crise e Desafios), a série dá roupa nova a um tema amplamente explorado em outros documentários. Cada episódio traz depoimentos chocantes, informações de base científica e alertas preocupantes, como o que diz que 77% das crianças obesas ou com sobrepeso tornam-se adultos obesos.
Se você está pensando que esse problema não é nada distante da realidade brasileira, vai gostar de assistir à série. Os três primeiros episódios já estão disponíveis no Youtube. Confira:
Episódio 1 - http://www.youtube.com/watch?v=w_92EtqIFnw
Episódio 2 - http://www.youtube.com/watch?v=_QL85OrMIzY
Episódio 3 - http://www.youtube.com/watch?v=tuL120xqubQ