• Para um Dia dos Namorados mais tranquilo e romântico

    Para muitos, o Dia dos Namorados é uma data para ser celebrada em um restaurante especial, daqueles que a gente não vai todo dia. Mas isso requer planejamento: não há nada menos romântico do que ficar horas na fila à espera de uma mesa – exatamente o que vai acontecer se você não fizer reserva e não chegar no horário marcado. E sair a esmo atrás de um bom lugar para comer também não costuma ser uma boa opção.

    É por isso que cada vez mais casais optam por preparar o jantar do Dia dos Namorados em casa mesmo. Com toda a tranquilidade, um dos dois (ou os dois!) se candidata a fazer da cozinha o início de uma noite inesquecível. Música ambiente, iluminação discreta, velas aromatizadas, vinho tinto ou espumante... São muitos os recursos disponíveis para tornar o momento mais romântico. Mas o que servir?

    A primeira dica é não fazer nada muito pesado para não comprometer o bem-estar do casal após o jantar. Evite, portanto, carnes e massas gordurosas, e traga para a mesa os pratos já montados em porções pequenas. A segunda dica é favorecer o clima de namoro com receitas que contenham alimentos considerados afrodisíacos. Conheça alguns deles e use a criatividade – da entrada à sobremesas, tem para todos os gostos.

    • Amendoim: rico em vitamina B3, ele contribui para a vasodilatação sanguínea, o que influencia diretamente na libido.
    • Banana: a fruta é fonte de triptofano, uma substância responsável pela manutenção dos níveis da molécula que controla a liberação de hormônios no cérebro. Isso significa que a banana melhora o humor, deixando a pessoa menos nervosa e, consequentemente, mais apta aos efeitos do desejo.
    • Chocolate: o doce pode fazer toda a diferença na hora da conquista, pois além de ter uma alta concentração de antioxidantes e triptofano, libera endorfina, o que potencializa a atração entre os apaixonados.
    • Pimenta: molhos picantes nas refeições causam excitação, palpitação, aumento do ritmo cardíaco e melhoram a circulação sanguínea. Essas reações ocorrem graças à capsaicina, um ativo responsável pela sensação de ardor.
    • Romã: o consumo dessa fruta ajuda na circulação sanguínea. 
    • Aspargo: com alta taxa de vitamina B, esse alimento amplifica a movimentação do sangue no corpo.
    • Mel: com vitaminas do complexo B, que são necessárias para a produção de testosterona, ele também ajuda o organismo feminino a metabolizar e usar o estrogênio.
    • Gengibre: esse alimento é considerado afrodisíaco por causa de seu aroma inconfundível, além de estimular o sistema circulatório. 
    • Frutos do mar: favorecendo principalmente a formação de testosterona, os frutos do mar, em especial as ostras, são ótimos afrodisíacos.