• Pesquisa comprova que alimentos orgânicos são mais saborosos

    Os imensos benefícios à saúde trazidos pelo consumo de alimentos orgânicos - cultivados sem pesticidas e de forma sustentável - não são novidade para ninguém. Dia a dia, os produtos ditos naturais ganham mais destaque nas prateleiras e registram um crescimento aproximado de 20% ao ano nas vendas. Mas será que são mais saborosos?

    Um teste cego realizado no Rio de Janeiro, no final de 2011, com nutricionistas, chefes de cozinha e críticos gastronômicos, comprovou que sim.  Oito jurados provaram, cada um, cinco receitas e dez pratos. Servidos aos pares, os pratos apresentavam a mesma receita preparada com ingredientes orgânicos e convencionais – executados com a mesma quantidade, apresentação, equipamentos, temperatura e tempo de cozimento. A resposta foi surpreendente: a preferência pelo cardápio natural foi de 82,5%. Segundo a comissão julgadora, os alimentos orgânicos têm sabor mais intenso e são mais gostosos.

    O gosto pronunciado destes alimentos, no entanto, não é para todos. O valor de um quilo de arroz orgânico pode ser até quatro vezes maior que um quilo do mesmo cereal na versão convencional. As compras básicas para o consumo de um mês podem custar 300% mais que um rancho de gêneros normais. Custo que impossibilita a alimentação orgânica de quem está fora das classes A e B.

    De acordo com os produtores, o preço alto dos orgânicos tem justificativa: regras rígidas de manejo do solo, uso sustentável da água, proteção da vegetação nativa nas áreas de cultivo, cumprimento da produção sazonal de verduras e produção em menor escala são algumas delas. Por outro lado, a falta de concorrência entre produtores pode influenciar no preço salgado dos orgânicos.