• Plante e colha em casa

    Temos uma boa notícia: manter uma horta em casa não é impossível nem mesmo para quem mora na cidade grande. Com ou sem pátio, você pode, sim, cultivar vegetais e temperos e ter sempre à mão alimentos frescos e livres dos venenos dos produtos comprados no supermercado. E, de quebra, ainda deixa a casa mais bonita e alivia o estresse com uma atividade que é praticamente uma terapia. Vamos começar?

    A escolha do local

    Você não precisa ter um grande pátio para ter uma horta. Um canteiro ou até mesmo algumas garrafas pet podem ser suficientes para você plantar variedades de ervas e verduras. O importante é que o lugar seja ensolarado e fique longe de contaminação (esgoto, privadas) e que a terra seja adubada e receba água periodicamente.

    O que plantar?

    Se você dispõe de um terreno destinado à horta, ou até mesmo um canteiro de tamanho razoável, plante alimentos maiores, que precisam de espaço, como batatas, cenouras, alface, milho-verde, etc. Agora, se o espaço é reduzido, escolha aqueles temperinhos que usamos no dia a dia, como cebolinha, hortelã, temperinho verde, alecrim e manjericão. Hortaliças como rúcula e espinafre também podem ser cultivadas, além do tomatinho cereja, que cresce em vasos pequenos – mas neste caso, é necessário um suporte para sustentação.

    O preparo da terra

    Se você tiver um terreno, precisará capinar e retirar as ervas daninhas antes de começar o plantio. Se for utilizar vasos ou canteiros, apenas revire a terra e misture com adubo orgânico. 

    Plantio das mudas

    As mudas ensacadas encontradas em viveiros ou mesmo em supermercados são as mais práticas para fazer uma horta em casa. Compre as mudas das plantas que você deseja cultivar, acomode-as no vaso e complete com a terra, mantendo-a no mesmo nível da terra do saquinho. Em canteiros, abra uma pequena cova, coloque a muda com cuidado e cubra a base com um pouco de terra.

    Como tratar sua horta

    • Regue pelo menos uma vez ao dia no final da tarde.
    • Quando comprar sementes, observe na embalagem a validade e a época do ano que deve ser plantada.
    • Retire sempre as ervas daninhas que crescem ao redor da sua planta.
    • Depois de colher um tipo de verdura, substitua a próxima plantação por um tubérculo. Por exemplo: se você plantou alface, agora plante cenoura no mesmo local. Essa medida renova a terra.

    Pronto! Agora aproveite todos os benefícios que uma horta orgânica, sem agrotóxicos, traz para você e sua família.

    Para saber mais, consulte estes sites:

    http://www.cultivando.com.br/f_horta_home.html

    http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/casa/horta-casa-584669.shtml

    http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2011/03/engenheiro-agronomo-ensina-como-preparar-uma-horta-em-casa.html