• Rejuvenescedores naturais

    Tema do Especial +Sabor deste mês, a longevidade é muitas vezes entendida como uma busca em que entramos “em guerra” contra o envelhecimento. A ciência já evoluiu muito e vem ajudando a humanidade a viver mais – as vacinas, os antibióticos e o avanço da tecnologia médica são exemplos de fenômenos determinantes para o aumento da expectativa de vida em grande parte do mundo.

    Mas não adianta: envelhecer é um processo do qual ninguém escapa. O melhor remédio é garantir que a idade madura seja vivida com mais qualidade, e nisso a alimentação tem papel crucial. Um dos segredos são os nutrientes antioxidantes, que combatem os radicais livres – causadores de doenças e, claro, do envelhecimento.

    Para combater o surgimento desses “vilões” no organismo, além de evitar o estresse, a exposição excessiva ao sol e o hábito de fumar, é preciso investir em uma alimentação naturalmente rica em componentes antioxidentes. Confira:

    Resveratrol
    Encontrado, sobretudo, em cascas e sementes de uvas, é a síntese da tese de que beber uma taça de vinho tinto por dia ajuda a viver mais (mas o suco de uva integral tem o mesmo efeito). É o processo de fermentação da uva que promove a extração eficiente do resveratrol.

    Kampferol
    Presente em três itens básicos da cozinha: cebola, couve e alface. Prefira consumi-los crus, já que o cozimento acarreta perda dos nutrientes. Opte pela cebola roxa, tida pelos especialistas como uma “varredora de toxinas”. A couve crua pode ser misturada ao suco de laranja.

    Vitamina E
    Está no abacate, em ovos e em sementes, mas a principal fonte é a castanha. Antes de comprar, certifique-se de que a castanha não esteja naqueles potes imensos expostos ao ar livre – no caso, será consumida gordura pura, pois a vitamina já vai ter desaparecido. O ideal é a castanha seja embalada e, após ser aberta, guardada na geladeira.

    Ômega 3
    Presente em alimentos como ovo caipira, sardinha, salmão e linhaça.

    Licopeno
    Está em alimentos de cor vermelha como o tomate, melancia, morango, goiaba, pitanga, beterraba.

    Betacaroteno
    Encontrado em alimentos de cor amarelo-laranja como a cenoura, abóbora, mamão, damasco, manga, batata-doce

    Flavonoides
    Encontrado em alimentos como o chá verde, brócolis, salsa, suco de uva integral, nozes e chocolate amargo.

    Vitamina A
    Presente em alimentos como fígado, gema de ovo, leite, manteiga, folhas verde-escuras, frutas e hortaliças de cor amarela e laranja

    Vitamina C
    Está nas frutas cítricas (laranja, kiwi, acerola, abacaxi, entre outras), tomate e pimentão.

    Selênio
    Disponível em cereais integrais, leite, manteiga, pão integral, aveia, salmão, camarão e oleaginosas.

    Cobre
    Achado em alimentos como fígado, nozes, leguminosas e cereais integrais.

    Zinco
    Está no leite, queijos, ovos, fígado, leguminosas, farelo de trigo, carnes e nozes.