• Tomate a preço de ouro?

    O tomate, tão comum na mesa do brasileiro, usado em saladas, molhos e tantas outras preparações, passou a ser o grande vilão na hora de pagar a conta no supermercado. Um conjunto de fatores, que envolvem desde questões econômicas de oferta e demanda até condições climáticas desfavoráveis para os produtores, fez com que o preço disparasse 122% em um ano.

    Os especialistas já têm afirmado que o retorno do preço do tomate a patamares mais razoáveis é só uma questão de tempo. Afinal, muita gente simplesmente deixou de comprar o fruto, substituindo-o por outros vegetais. Com menos demanda, a tendência é que o preço recue. Enquanto isso, o “tomate a preço de ouro” virou motivo de piada nas redes sociais, sendo comparado a joias, programas governamentais e imóveis.

    Seja como for, não é nada bom que um item tão importante para a nossa alimentação deixe de ser consumido por causa de um preço fora da realidade. Fonte das vitaminas A, E e C e de potássio, o tomate também contém licopeno, uma substância que contribui para a saúde cardiovascular e ajuda a prevenir alguns tipos de câncer. Os benefícios são muitos, sem falar no sabor – cozinhar sem tomate fica até difícil em alguns casos. Por isso, ficamos na torcida para que o preço volte a ser viável para o nosso bolso!