• Trabalhadores noturnos: falta de rotina desequilibra o organismo

    Uma pesquisa divulgada pelo Instituto do Sono de São Paulo, com dados do Ministério do Trabalho, indica que cerca de 15 milhões de brasileiros trabalham à noite. Em função dos horários irregulares e, consequentemente, da alimentação desregrada, esses profissionais tornam-se mais propensos a sofrer com sobrepeso ou obesidade e todos os problemas de saúde que isso acarreta.

    De acordo com a nutricionista da Sabor Caseiro, Rutinéia Paiani, o trabalhador noturno tem uma alteração no ritmo do seu organismo, o que leva à dificuldade de digerir, absorver e metabolizar os nutrientes. Portanto, o indicado é que ele organize a sua rotina alimentar para garantir o equilíbrio do organismo.

    Confira algumas dicas da nutricionista para ter a alimentação como aliada e manter a saúde em dia:

    • Mesmo que em horários incomuns, estabeleça uma rotina alimentar. Comer nos mesmos horários ajuda a regular o relógio biológico e a reduzir acúmulo de gordura.
    • Ao acordar, faça a primeira refeição (café da manhã), independentemente da hora que for, pois o seu corpo esteve em jejum durante todo o período do sono.
    • Faça duas refeições principais (almoço e jantar). Sugestão: ao chegar em casa e ao iniciar o turno de trabalho.
    • Evite o consumo excessivo de estimulantes, como café, chás, energéticos e bebidas à base de cola. A cafeína, por exemplo, leva de 8 a 14 horas para ser totalmente eliminada do organismo.
    • Da mesma forma, deve-se reduzir a quantidade de açúcar e gordura da alimentação. Se consumidos em excesso, eles deixam de ser fonte de energia e passam a desacelerar o organismo.