• Organize-se para comer melhor

    “Eu queria tanto ter uma alimentação mais regrada e saudável, mas não me sobra tempo”. Quem nunca disse isso ou algo parecido para justificar hábitos alimentares pouco saudáveis? É verdade que recorrer a alimentos processados quando bate a fome parece mais fácil e rápido do que carregar porções de frutas e vegetais e lembrar-se de comê-las de três em três horas. Só parece. Com um pouco de esforço é possível, sim, organizar as refeições do dia e a despensa.

    Você precisará de objetivos claros, planejamento e um pouco de dedicação para chegar lá. Primeiro, seja criativo. Coloque uma fruta a mais na dieta diária, introduza um alimento diferente em alguma das refeições e cozinhe os alimentos de forma diferente (menos óleo e sal no arroz, por exemplo).

    Segundo, não espere a fome chegar. Tenha sempre perto de você cereais e frutas. Esta prática impedirá aqueles ataques à geladeira ou o consumo de biscoitos, salgadinhos e outros alimentos pouco nutritivos.

    Terceiro, planeje seu dia. O tempo que você leva para comer em uma lanchonete pode ser o mesmo utilizado para fazer as compras da semana no supermercado para toda a família. Para comer durante o dia no trabalho ou em aula, escolha alimentos prontos, como frutas e cereais. Para as refeições semanais, dedique uma parte do seu fim de semana ao preparo e depois congele. Quando quiser, é só descongelar, esquentar e pronto. 

    Não é mesmo tarefa das mais simples ter uma alimentação balanceada sem cair na tentação dos gostosos alimentos processados e industrializados, mas também não é tão complicado. E é possível ter uma alimentação saudável, regrada e saborosa gastando o mesmo e desempenhando normalmente sua rotina. Sua saúde agradece.