• Vá de bicicleta

    Parece que agora a ideia realmente pegou: é cada vez maior o número de ciclistas nas ruas das cidades. Porto Alegre ainda está longe de ser uma cidade adaptada para esse novo hábito, mas, aos poucos, vai fazendo sua parte: ciclovias e ciclofaixas vêm sendo inauguradas com frequência nos últimos tempos. Hoje, são cerca de 12 quilômetros – a prefeitura espera chegar a 50 quilômetros de vias exclusivas até 2014. Além disso, já é possível alugar bicicletas públicas em uma das 16 estações espalhadas pela capital gaúcha (informe-se aqui).

    A maior mudança é que cada vez mais pessoas tem usado a bicicleta como meio de transporte e não apenas para o lazer ou para se exercitar. Benefícios não faltam para quem decide ir e vir de “magrela”: como atividade aeróbica, ajuda na perda de peso e a equilibrar a pressão e os níveis de triglicérides. Também trabalha equilíbrio e confiança, além de relaxar e combater o estresse. Praticada com bom senso e na medida da forma física de cada um, é uma atividade praticamente sem restrições (mas é importante consultar um médico antes de começar).

    Em tempos de congestionamentos gigantescos, excesso de carros – e de poluição – nas ruas e transporte coletivo precário, andar de bicicleta faz bem não apenas para quem adota a prática, mas também para o meio ambiente e para a sociedade como um todo. Cuidados são necessários, claro. Usar equipamentos de segurança, manter a bike sempre em dia, ser prudente e respeitar a sinalização do trânsito são atitudes indispensáveis para quem quer se aventurar na vida sobre duas rodas. Em troca, você ganha algo que não tem preço: qualidade de vida.

    Dica: se você quer pedalar, mas não sabe por onde começar, acesse http://bikeanjo.com.br/. Além de dar várias dicas bacanas no site, os “bike anjos” ajudam quem quer aprender a andar de bicicleta com mais segurança. É um trabalho voluntário presente em diversas cidades, incluindo Porto Alegre. Boa sorte!