• A comida no cinema, na TV e na literatura

    São poucas as coisas que fazemos na vida com tanta frequência quanto comer. Com toda essa importância – que pode ser para o bem ou para o mal –, não é à toa que a comida está presente não apenas na nossa mesa, mas também no mundo das artes e do entretenimento. Aqui, é a arte que imita a vida.

    Por isso, o Mural +Sabor vai iniciar as séries Comida & Cinema, Comida & TV e Comida & Literatura, com dicas de livros, filmes e programas de televisão que têm como temas a alimentação, a culinária e a gastronomia. Não haverá uma periodicidade definida: a ideia é manter o mural recheado de novidades que possam enriquecer nosso repertório cultural e nos sintonizar ainda mais com esse hábito tão prazeroso.

    E o escolhido para estrear a série é o encantador Julie & Julia, um filme de 2009, estrelado por Meryl Streep e Amy Adams, em que o alimento não é mero coadjuvante. Em 1948, Julia Child (Streep) é uma americana que vai morar em Paris devido ao trabalho de seu marido, Paul (Stanley Tucci). Em busca de algo para se ocupar, ela se interessa por culinária e começa a frequentar cursos de cozinha francesa. Apesar da hostilidade de algumas colegas, Julia é muito bem-sucedida e acaba por ficar famosa, passando a apresentar um programa de TV e a publicar livros de receitas.

    Décadas depois, Julie Powell (Adams), prestes a completar 30 anos, está frustrada com a vida que leva. Apaixonada por cozinha e literatura, ela prepara a primeira receita de Mastering the Art of French Cooking, famoso livro de Child, e se surpreende com o resultado. A partir daí, ela impõe a si própria uma meta: preparar em um ano todas as 524 receitas do livro e escrever suas impressões em um blog. Mesmo não se conhecendo e separadas pelo tempo, as duas mulheres compartilham angústias e conquistas.

    Dirigido por Nora Ephron, Julie & Julia é baseado em dois livros que contam as histórias reais dessas mulheres, My Life in France, de Julia Child, e Julie & Julia, de Julie Powell.