• A geladeira nem sempre é o melhor lugar

    Quando você chega do supermercado, sai guardando quase tudo o que comprou na geladeira? Frutas, verduras, legumes, ovos, tudo vai para a refrigeração, não é? Pois saiba que essa prática pode, ao contrário do que se pensa, prejudicar a conservação dos alimentos ao invés de ajudar.

    Foi pensando nisso que a designer Jihyun Ryou, coreana radicada na Holanda, começou a estudar métodos de conservação de alimentos mantidos por comunidades agrícolas e transmitidos oralmente. Ela desenvolve produtos que tentam rivalizar com o eletrodoméstico que domina nossas cozinhas. Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, Jihyun afirmou que as pessoas devem “olhar para ela, saber sua aparência”. E isso só é realmente possível se a comida estiver exposta e não escondida na geladeira.

    Entre os produtos criados pela designer está uma prateleira que mantém a cenoura “em pé”, afundada em areia levemente umedecida, pois as raízes na posição vertical permanecem frescas por mais tempo. Outra invenção de Jihyun é a prateleira para guardar ovos – item que tem até lugar especial na porta de qualquer geladeira, mas que fica bem melhor se guardado fora dela. O diferencial é o recipiente com água localizado bem no centro da prateleira, usado para testar o frescor dos ovos: basta mergulhá-los por um minuto; quanto mais afundarem, mais frescos estarão.

    Claro que não é preciso adquirir os produtos da designer coreana para conservar alimentos do lado de fora do refrigerador (veja mais no site www.savefoodfromthefridge.com), mas, ao menos, eles são uma bela inspiração. Se você quiser começar a mudar seus hábitos, siga essas dicas:

    • Dentro da geladeira, o ideal é manter alimentos crus, como frutas e verduras, na gaveta inferior; refogados nas prateleiras do centro; e cozidos na prateleira superior, mais próxima da fonte de refrigeração.
    • Deixe para lavar os alimentos só na hora do consumo para não retirar a película de proteção natural da casca.
    • Se compradas maduras, frutas e verduras duram cerca de três dias. Já as verdes podem durar até uma semana e meia.
    • Dentro ou fora da geladeira, ovos devem ser guardados com a parte mais redonda virada para baixo. Do contrário, a película que protege a clara da gema pode romper-se, o que prejudica a conservação e até o gosto.
    • Guardado na geladeira, um ovo pode durar até 60 dias. Fora ele só dura 15, mas fica mais fresco. O ovo fresco tem conteúdo firme, a gema é inteira, a clara é compacta e não se espalha. Quanto mais líquido o aspecto da clara, mais velho ele está.