• Alta no preço da carne é obstáculo para o preparo de refeições

    Quem frequenta supermercados e açougues sabe que o preço da carne vermelha vem 
    sofrendo uma alta considerável. Nos primeiros nove meses de 2014, o aumento no valor do 
    produto foi de mais de 12%, mais do que o dobro da inflação de alimentos no mesmo período. Esse é o maior avanço registrado nos últimos seis anos.

    A alta é causada, principalmente, pela quebra da produção brasileira, que não vem 
    conseguindo atender ao consumo interno e, consequentemente, não há volume para alcançar as metas de exportação. Além disso, a procura pela carne brasileira aumentou no mercado externo. Após a crise diplomática entre Rússia e EUA, o país euroasiático parou de importar o produto dos norte-americanos, passando a buscar o alimento no Brasil.

    Por que a produção de carne brasileira está diminuindo?

    A falta de chuvas na região Sudeste reflete no setor agrícola e, logo, no valor dos alimentos em todo o País. Apesar de a carne vermelha destacar-se no quesito do preço, hortaliças, frutas, tubérculos, leguminosas e aves também tiveram queda na produção e, por isso, um aumento no seu valor final.

    Segundo economistas, essa alta deve continuar, pelo menos, até o fim do ano. Historicamente, os alimentos costumam ficar mais caros nessa época, no entanto, em 2014, essa alta vem acrescida pelos problemas causados pela seca, o que tende a agravar a situação.