• Brasileiros consideram sua alimentação pior do quando eram jovens

    A maior queixa das pessoas com mais de 50 anos é o cansaço. Isso pode estar ligado diretamente à alimentação. Uma pesquisa realizada pelo IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) mostrou que 61% dos entrevistados consideram a alimentação igual ou até pior do que quando eram jovens adultos.

    Entre os 613 homens e mulheres com mais de 50 anos que participaram do estudo, existe a consciência sobre a importância de envelhecer com saúde, mas as pessoas não estão realmente fazendo o que é necessário para garantir qualidade de vida com o passar dos anos, como se alimentar bem e praticar atividade física.

    Em 2020, o número de pessoas com mais de 60 anos irá ultrapassar o de crianças com menos de cinco anos, segundo uma expectativa da OMS (Organização Mundial de Saúde). A grande preocupação é com o bem-estar de quem está chegando à terceira idade, pois, atualmente, as doenças cardiovasculares são as que mais matam pessoas com mais de 50 anos.

    Quem se queixa de cansaço provavelmente comente o erro de comer muitos alimentos gordurosos e açucarados. A combinação exagerada de gordura e carboidrato é um grande malefício para a saúde. Em longo prazo, essa má alimentação será a principal causadora de problemas não só cardíacos, mas cerebrais, o que ajuda a afetar o sistema cognitivo. Por isso, dê sempre preferência a frutas, verduras, cereais, alimentos integrais e orgânicos.