• Cardápio quente para um inverno frio

    Na madrugada da última segunda-feira, 14 de maio, Porto Alegre alcançou a temperatura mais fria do ano até agora. E a tendência é que o frio só aumente. Quando isso acontece, a primeira coisa que fazemos é reorganizar o armário, deixando as roupas mais quentinhas e cobertores à mão e mandando as de verão lá pro alto até que a primavera chegue. Mas e na alimentação, o que muda?

    Quem é cliente da Sabor Caseiro já sabe: basta os termômetros baixarem para as sopas e cremes começarem a visitar o cardápio com mais frequência, assim como outros itens típicos da época, como bergamota, laranja e aipim. Isso sem falar na sempre apreciada feijoada – mas esta com moderação, por ser um prato mais pesado. Em casa, chocolate quente e vinho tinto costumam aquecer os finais de semana. Por essas e outras, o inverno é considerado a estação mais gostosa do ano por muita gente.

    O fato é que, com as temperaturas baixas, o corpo pede alimentos mais quentes e “encorpados”. De acordo com nossa nutricionista Lídia Garib, nessa época do ano nosso organismo precisa de mais energia para aumentar a temperatura corporal – por isso os carboidratos atraem mais do que verduras, legumes e frutas. O problema é que, às vezes, acabamos dispensando alimentos que são essenciais para a saúde e para prevenir as doenças de inverno. “Se a pessoa está em dia com vitaminas e minerais, ela terá mais imunidade contra o vírus da gripe, por exemplo”, afirma Lídia.

    O jeito é ter bom senso e moderação. Veja algumas dicas para manter a gripe, o frio e as gordurinhas bem longe:

    - Não abandone as frutas cítricas, que são ricas em vitamina C e fortalecem a imunidade. Se ingeridas junto com o feijão, elas ainda ajudam na absorção do ferro.

    - O frio atrai comidas mais encorpadas, mas isso não quer dizer que elas precisam ser gordurosas.

    - Não reduza a ingestão de água só porque o calor foi embora. E aproveite para beber chás quentinhos.

    - Para concluir, não deixe o frio acabar com sua disposição. Agasalhe-se e continue praticando atividades físicas.