• Comida & Cinema: A festa de Babette

    Com a notícia da morte do diretor de cinema dinamarquês Gabriel Axel, no último domingo, aos 95 anos, prestamos nossa homenagem apresentando seu filme mais famoso, A festa de Babette, pelo qual ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 1988 e em que trata a comida como uma forma de “elevação espiritual”.

    A história contada em A festa de Babette, adaptada do conto homônimo da escritora dinamarquesa Isak Dinesen, gira em torno de um jantar, ou melhor, de um grande banquete. No século XIX, na desolada costa da Dinamarca, vivem Martina e Philippa, filhas de um rigoroso pastor luterano. As irmãs sacrificam suas paixões da juventude em nome da fé e das obrigações e, mesmo muitos anos após a morte do pai, mantêm vivos seus ensinamentos entre os habitantes da cidade.

    Em uma noite, surge na comunidade uma parisiense pedindo refúgio: Babette, que foge da repressão à Comuna de Paris e se oferece para ser a cozinheira e faxineira da família. Anos depois, ainda trabalhando na casa, Babette recebe a notícia de que ganhou uma fortuna na loteria. Mas em vez de voltar à terra natal, resolve ficar e gastar o dinheiro em um autêntico jantar francês que oferece à comunidade, aproveitando para comemorar o que seria o centésimo aniversário do pastor. Babette mostra-se surpreendentemente talentosa na cozinha, e seu banquete, claro, impressiona os convidados e escandaliza os mais velhos.

    Vale muito a pena conferir este clássico do cinema europeu!