• Comida & Literatura: Por que sou gorda, mamãe?

    Narrado em primeira pessoa por uma escritora que, em quatro anos, engordou 22 quilos, Por que sou gorda, mamãe? tenta investigar as possíveis causas da obesidade e da melancolia, com doses de drama e humor. A personagem-narradora percorre a própria história, imaginando que as razões de seu sofrimento estariam no passado, brincando com o limite entre realidade e ficção. A linha mestra do romance é a transmissão geracional, seja ela a transmissão do amor parental, do ódio, de hábitos alimentares, de características familiares ou de personalidade.

    Por que sou gorda, mamãe? também trata das crises de autoimagem dos gordinhos: o ódio do próprio corpo, a compleição disforme em que se encontra, a herança genética que tira da narradora a escolha e a faz “gorda feito uma baleia”. Ela odeia a comida que a engorda, mas ama o alimento que lhe dá prazer. Essas ambiguidades são ultrapassadas paulatinamente, grama a grama, garfada a garfada, capítulo a capítulo.

    Por que sou gorda, mamãe? (Editora Record, 2006) é o quinto livro individual da porto-alegrense Cíntia Moscovich, escritora, jornalista e mestre em Teoria Literária.