• Consumo exagerado de comidas congeladas faz mal à saúde

    Atualmente, muito se fala em alimentação saudável e sobre os perigos de consumir diariamente comida congelada industrializada. Mas o que a maioria das pessoas não sabe é o porquê de esses alimentos fazerem mal.

    O grande problema desse tipo de comida são os aditivos que estão presentes na composição: os corantes e aromatizantes colorem e dão gosto e cheiro aos alimentos para que eles fiquem mais atraentes para o consumidor. Já os antioxidantes evitam que a comida se deteriore e a conservam por mais tempo.

    Outro cuidado é com a balança. Esses produtos têm muitas calorias e pouco valor nutricional. Por isso, seu consumo exagerado pode levar ao sobrepeso, hipertensão e diabetes.

    Todas as comidas congeladas fazem mal?

    Não, alimentos caseiros e congelados não trazem nenhum risco para a saúde, desde que 
    preparados e armazenados da forma correta e pelo tempo indicado. Na hora de congelar, vale quase tudo: frutas, vegetais, carnes, pães e queijo (menos o branco, pois ele contém muita água).

    Como congelar os alimentos

    • Frutas

    Lave, descasque, retire os caroços e embale em saquinhos ou vasilhas. O tempo de 
    conservação varia de quatro a seis meses.

    • Vegetais

    Ferva os vegetais e, em seguida, jogue-os em água gelada, escorra e guarde em sacos ou 
    vasilhas. Espiga de milho, mandioca, couve, cebola, e salsa são exemplos de vegetais que não precisam ser cozidos. O tempo de conservação é de seis meses.

    • Carnes

    Para congelar peixes, frangos, suínos e carnes vermelhas, o primeiro passo é limpar as peças, tirando gordura, nervos e ossos. Após, guarde em saquinhos ou vasilhas. E lembre-se: congele carnes frescas e sem temperos. O tempo de conservação varia de seis a 12 meses.

    • Pães

    Coloque o pão inteiro no congelador envolto em um plástico filme. O tempo de conservação é de seis meses.

    • Queijo

    Você pode congelar o queijo em cubos ou fatias. Os pedaços devem ser armazenados a vácuo. O tempo de conservação é de três meses.