• Dia de revolucionar a comida

    Na última sexta-feira, 17 de maio, celebrou-se o Food Revolution Day, ou o Dia da Revolução na Comida. Não é nenhum feriado nacional e você, provavelmente, nem ficou sabendo da data. Natural: esta foi apenas a segunda edição. Mas se depender do famoso cozinheiro inglês Jamie Oliver, criador da iniciativa, o Dia da Revolução na Comida vai se alastrar pelo mundo para conscientizar as pessoas a comerem melhor.

    A ideia é muito simples: para salvar a nossa e as próximas gerações, precisamos voltar a preparar a própria comida com ingredientes frescos – algo que nossos antepassados faziam e que, em algum momento da história, foi desaprendido. A mobilização do Food Revolution Day procura levar as pessoas para a cozinha, mesmo aquelas que nunca cozinharam. O principal alvo são as crianças: Jamie defende que a alimentação seja aprendida nas escolas e que os pais cozinhem para e com seus filhos.

    Jamie Oliver não prega uma alimentação “alternativa”, mas sim uma alimentação pura e simples – comida “de verdade”. Depois de revolucionar a comida servida nas escolas da Inglaterra, ele levou sua proposta para os Estados Unidos, país que já decretou epidemia de obesidade. O terceiro passo foi ampliar o Food Revolution Day a todos os cantos do planeta – no Brasil, houve ações no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Novo Hamburgo.

    Conheça as ideias do chef Jamie Oliver na palestra que ele proferiu no TEDTalks, nos EUA (com legendas em português): http://www.youtube.com/watch?v=zA83ASHriAM

    Mais informações sobre o Food Revolution Day em http://foodrevolutionday.com/ (em inglês).