• Hidropônicos X orgânicos: quanta diferença!

    Ir à seção de hortifruti do supermercado já não é mais uma tarefa tão simples. Vegetais e frutos hidropônicos e orgânicos são expostos como se fossem a mesma coisa, muitas vezes lado a lado, o que acaba confundindo o consumidor. Já aconteceu com você? Então vamos esclarecer de uma vez quais as diferenças entre esses dois tipos de alimentos.

    Hidropônicos são alimentos cultivados em tubos plásticos por onde circula água, sem a necessidade do solo. Por não receberem nutrientes da terra, eles precisam de uma grande quantidade de agrotóxicos e fertilizantes químicos para nutrição e tratamento de doenças – e tudo isso acaba indo para o organismo de quem os consome, o que não é nada saudável. A hidroponia é muito comum em folhas (especialmente a alface), mas também pode ser aplicada ao cultivo de repolho, couve, pepino, berinjela, melão e arroz, entre outros.

    Os orgânicos, por outro lado, são isentos de qualquer substância que cause mal à saúde. Produzidos em solo enriquecido somente com adubo natural, são mais resistentes a pragas e doenças, dispensando o uso de agrotóxicos. Além de preservarem a terra dos produtos químicos agressivos, os orgânicos contribuem para a qualidade de vida de seus consumidores. Mas atenção: nos supermercados, todo produto orgânico deve ter o selo Produto Orgânico Brasil na embalagem; nas feirinhas orgânicas de bairro o selo não é obrigatório, pois a compra é feita diretamente de agricultores familiares.

    Está claro que hidropônicos e orgânicos não são a mesma coisa – muito pelo contrário! Não compre pela aparência. O hidropônico pode até ser mais verde e mais bonito, mas por dentro... quanta diferença!

    Quer saber mais sobre orgânicos de uma forma divertida e didática? Leia a cartilha do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ilustrada pelo cartunista Ziraldo. http://www.slideshare.net/elainec_ts/cartilha-organicos-ziraldo