• Mercado Público: depois do susto, a espera pela reabertura

    Os gaúchos levaram um susto no sábado à noite: o Mercado Público de Porto Alegre incendiou. As imagens transmitidas ao vivo pela televisão eram realmente assustadoras: parecia que pouco ou nada sobraria do prédio histórico inaugurado há 144 anos no centro da Capital. Mas o domingo amanheceu com notícias alentadoras: o estrago não havia sido tão grande assim. O térreo saiu praticamente ileso das chamas. A reconstrução será concentrada principalmente no piso superior e no telhado que circundava a estrutura central do imóvel.

    Foi um grande alívio saber que o Mercado escapou de mais uma tragédia. Isso porque o incêndio de 2013 não foi o único: outros três, ocorridos em 1912, 1976 e 1979, atingiram o prédio, além da grande enchente de 1941. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre desde 1979, o Mercado Público também passou por uma grande obra de restauração na década de 1990.

    Apesar de não ter sido tão sério quanto parecia, o incêndio provocou na população uma sensação de orfandade. Foi difícil imaginar, mesmo que por um momento, o Mercado Público ausente da praça. Referência em culinária, é no Mercado que pessoas de todas as classes sociais fazem suas compras, seja as do dia a dia, seja aquelas mais especiais. Não há um morador da cidade que não tenha ao menos uma história marcante ambientada em um de seus corredores, bancas, lojas ou restaurantes.

    A Sabor Caseiro e sua equipe estão na torcida para que o Mercado Público volte rapidamente ao nosso convívio e que continue oferecendo seus produtos e serviços com tradição e qualidade.