• No inverno, beba água

    Apesar de as pessoas sentirem menos sede no inverno, manter o corpo bem hidratado nessa época do ano é fundamental para o bom funcionamento do organismo e para prevenir as doenças típicas da estação. O consumo de cerca de dois litros de líquidos nos dias mais frios é importante para evitar problemas renais, doenças de pele e desidratação.

    Lembre-se de que o corpo é composto por 60% de água. Esse conteúdo precisa ser renovado permanentemente, por isso, a hidratação é muito mais do que tomar um copo de água. A reposição tem de ser permanente e variada – quanto mais diversificada a fonte de hidratação, maior a possibilidade do indivíduo se manter hidratado. Além da imprescindível água, aposte também em sucos naturais, chás e frutas bem aquosas, como laranja, melão, abacaxi e bergamota.

    O Ministério da Saúde recomenda a ingestão de um mililitro de líquido por cada caloria gasta, o que equivale a 2,5 litros por dia ou um copo por hora. Quando o gasto de calorias aumenta por algum motivo, como a prática de exercícios físicos, é necessário compensar a desidratação e elevar a ingestão. Os cuidados devem ser redobrados com idosos e crianças, que desidratam com mais facilidade.