• Outubro Rosa contra o câncer de mama

    Estamos no Outubro Rosa, mês marcado por ações do Ministério da Saúde e de diversos órgãos e entidades que intensificam os esforços pela detecção precoce do câncer de mama. São 31 dias dedicados à conscientização e a ações sobre o tema, mostrando os avanços já conquistados e também o desafio para vencer o câncer que atinge um grande número de brasileiras por ano e é a quinta maior causa de mortalidade do mundo.

    Uma das formas que o movimento Outubro Rosa encontrou para lembrar as mulheres da importância da prevenção do câncer de mama foi colorindo prédios e monumentos de rosa. Em Porto Alegre, vários prédios estão iluminados como símbolo da luta contra a doença.

    O Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovido anualmente em diversos países.

    Diagnóstico precoce salva vidas

    O câncer de mama é o segundo tipo da doença mais frequente em todo o mundo. No Brasil, a falta do diagnóstico precoce provoca milhares de mortes por ano, superando os Estados Unidos.

    Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) estimam que até o final deste ano, o Brasil deva registrar mais de 52 mil casos da doença. Em 2010, mais de 12 mil mulheres morreram em decorrência deste tipo de câncer. O diagnóstico precoce é fundamental para evitar novas mortes: se descoberto em estágio inicial, quando o tumor tem menos de dois centímetros diâmetro, a chance de cura é elevada.