• Restaurantes Universitários fazem diferença no bolso e na saúde

    Desde a implantação do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) vem recebendo cada vez mais estudantes de outros Estados. A partir do vestibular de 2015, a Universidade estima que 15% do seu quadro dissente é composto por alunos vindos de outros 20 Estados brasileiros, sendo 22,6% de paulistas e 3,4% de mineiros.

    Muitos desses alunos são atraídos por benefícios oferecidos para aqueles que comprovarem baixa renda. Entre eles, está a alimentação gratuita nos Restaurantes Universitários (RUs). Além de fazer diferença no quesito financeiro, o RU também pode ser um aliado na manutenção da saúde, já que os cardápios contam com variações diárias, estabelecidas por nutricionistas de acordo com critérios que atendem às necessidades de uma dieta equilibrada.

    A UFRGS tem, hoje, seis restaurantes, que atendem mais de 6,5 mil alunos, professores e funcionários. O valor pago por quem não conta com o benefício é de R$ 1,30 por refeição. Desde 2014, a Sabor Caseiro fornece mais de 800kg de arroz e feijão diariamente a alguns desses RUs, complementando os itens preparados internamente.