• Trabalhadores saudáveis: o que sua empresa pode fazer para aumentar a produtividade

    O rendimento do colaborador no ambiente de trabalho está intimamente ligado à sua saúde. Não é novidade que problemas físicos e psicológicos acarretam em baixo envolvimento com o trabalho, absenteísmo e presenteísmo.

     

    Mas é possível que a empresa aja sobre isso? Segundo a médica nutróloga Denise Warken, sim. “A nossa saúde é, em grande parte, um reflexo de nossos hábitos. Diversas doenças podem ser evitadas com boa alimentação, prática de atividade física e controle de estresse. Claro que a empresa não pode forçar o funcionário a ser saudável, mas ela pode incentivá-lo a adotar hábitos saudáveis”, explica ela.


    A afirmação é corroborada por uma pesquisa feita Associação Paulista de Recursos Humanos e Gestores de Pessoas (AAPSA), que ouviu 100 companhias entre setembro e outubro de 2014. Os dados levantados mostram que 70% das empresas acham que ações de promoção à saúde e prevenção de doenças são fundamentais. A má notícia é que apenas 58% das entrevistadas tem iniciativas nesse sentido e só 19% têm programas específicos para condições de risco.

     

    De acordo com a Dra. Denise, o primeiro passo para empresas que estão interessadas em investir em programas de qualidade de vida no trabalho é fazer um diagnóstico dos problemas de saúde mais comuns entre a equipe e das limitações das atividades ocupacionais, assim como dos recursos físicos e humanos. Com esses resultados em mãos, é hora de incorporar à rotina da empresa programas organizados em cima do planejamento estratégico da companhia. “Muitas empresas diminuem investimentos ou os postergam porque não veem retornos imediatos. Mas isso só acontece com aqueles que tentam acelerar artificialmente um processo que por natureza é moroso, afinal envolve mudança de cultura”, afirma a médica.