• Vida saudável livre do cigarro

    Quem não conhece um amigo ou familiar que já decretou: “Vou parar de fumar”? Porém, no dia seguinte, esqueceu a promessa? Ou talvez você mesmo já tenha se comprometido em largar o tabaco e, sem muito sucesso, voltou a tragar diariamente. Abandonar o vício é realmente difícil e exige motivação. Das grandes.

    Alguns números podem ser este empurrãozinho que falta para quem quer largar o cigarro. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 5 milhões de pessoas morrem por ano vítimas do tabagismo, e, no século XXI, estima-se que 1 bilhão de pessoas vão morrer por causa do cigarro. Em Porto Alegre, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), 22,6% da população fuma, dado que coloca a cidade no topo da lista das capitais com a maior prevalência de tabagismo no Brasil.

    De acordo com a OMS, o fumo é uma das principais causas de morte que podem ser evitadas no planeta. Por isso, por mais difícil que seja tirar o cigarro da rotina, é importante buscar ajuda especializada. Aqui em Porto Alegre, a Prefeitura e o Hospital Conceição oferecem tratamento gratuito contra o tabagismo: o município, em 70 postos de saúde espalhados pela cidade; o Conceição, com a Comissão contra o Tabaco, que completa 10 anos de trabalho em 2012. Em ambas as iniciativas, os pacientes participam de sessões em grupo e de consultas individuais.

    E se depois de ler estas informações ainda faltarem motivos para largar o vício, listamos mais alguns que podem ajudar:

    - 4,7 mil. Este é o número de substâncias tóxicas presentes no cigarro que são tragadas por quem fuma (ativa ou passivamente). Entre elas, amônia, arsênico e até monóxido de carbono, o mesmo liberado pelo escapamento de veículos.

    - Fumantes são grandes candidatos a doenças cardiovasculares, respiratórias, impotência sexual masculina, infertilidade feminina e outros mais de 50 danos à saúde.

    - Para cada 300 cigarros produzidos, uma árvore é derrubada. Isto quer dizer que quem fuma um maço de cigarros por dia, “fuma” duas árvores em um mês.

    - Cerca de 25% dos incêndios são causados por pontas de cigarros acesos.  Os filtros que sobram levam mais de 5 anos para se decompor, contaminam o solo, bloqueiam sistemas de esgoto e chegam ao mar, matando animais marinhos que os ingerem.

    Veja mais dicas de incentivo no site do INCA: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/dia_mundial_sem_tabaco/site/2012/deixe_de_fumar