• Terceirização da merenda traz vantagens para a escola

    Em todo o País, já é possível perceber a crescente adesão à terceirização do serviço de merenda escolar.  Para atuar com mais efetividade dentro das escolas, diretores e gestores públicos têm investido na transferência desta responsabilidade para empresas especializadas a fim de simplificar a estrutura e reduzir custos. Um exemplo disto é Santa Catarina, que já tem mais de 60% da merenda terceirizada.

    Segundo dados do Sindicato das Empresas de Refeições Coletivas e Alimentação Escolar do Paraná (Sercopar), a terceirização representa mais de 20% de economia para o governo, se comparado ao sistema de auto-gestão das escolas. A otimização destes processos reflete na qualidade e organização do serviço, pois a empresa contratada consegue atuar com agilidade, centralizando questões referentes à contratação de mão-de-obra qualificada e à manutenção de equipamentos, por exemplo.

    “A gestão de uma cozinha industrial é um processo complexo. Sem o controle de fatores como gestão de estoque, pessoal especializado e padronização de receitas, o resultado é certo: desperdício de insumos e baixa qualidade. Com a terceirização, as escolas podem focar-se na educação e no ensino, entregando para empresas como a Sabor Caseiro a responsabilidade pela merenda escolar”, explica Aloisio Perdomini, diretor da Sabor Caseiro.

    Leia também:

    >> Sabor Caseiro utiliza tecnologia para gerenciar processos de produção