Conheça os alimentos que estimulam o bom funcionamento do cérebro

Postado por: Sabor Caseiro Categoria: Dica Sabor Caseiro, Vida Saudável Tag: , , , , Comentários: 0 Data de postagem: agosto 27, 2020

Conheça os alimentos que estimulam o bom funcionamento do cérebro

A pandemia da Covid-19 trouxe transformações profundas na rotina da grande maioria das pessoas, provocando alterações físicas e emocionais. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, o Brasil é o país que mais sofre de ansiedade causada pela pandemia. Conforme demonstra o estudo, quatro em cada dez brasileiros têm experimentado algum nível de ansiedade no período de isolamento social (41%). Nesse sentido, uma alimentação balanceada e de qualidade pode ser uma potente aliada para manter a mente sã e a saúde do corpo em dia. 

Para o cérebro, uma dieta equilibrada pode ajudar a turbinar o raciocínio, ganhar foco, preservar as lembranças, prevenir doenças neurológicas e amenizar os sintomas de transtornos psicológicos, como a ansiedade e depressão. A alimentação é uma grande aliada para manutenção das capacidades cognitivas. Para funcionar corretamente, o cérebro precisa de diversos antioxidantes – substâncias químicas que desativam os radicais livres, moléculas que podem prejudicar as células cerebrais e a ação dos mensageiros químicos. E uma das formas de combater os radicais livres e garantir o bom funcionamento dos antioxidantes é através dos hábitos alimentares. 

Nutrientes como ômega 3, ácido fólico e vitamina C e E são importantes para melhorar a capacidade de aprendizagem, reduzir danos neurais, evitar o envelhecimento precoce das células e aumentar o efeito antioxidante e anti-inflamatório do organismo, respectivamente. Abaixo, listamos alguns dos alimentos em que podemos encontrar esses nutrientes.  

Alimentos para estimular o cérebro

 

Brócolis

A vitamina K presente no legume é importante para fortalecer a capacidade cognitiva. Ela melhora o nosso raciocínio e a capacidade de aprendizagem, além de ajudar a manter a memória em dia.

Tomate

Ele contém uma substância chamada fisetina que auxilia na redução do esquecimento. 

Couve-flor

O sulforafano presente no legume é um excelente antioxidante que previne a morte dos neurônios.

Leite

Dois benefícios importantes do leite: melhora o desempenho do cérebro e ajuda a regular o sono, possibilitando um descanso mais tranquilo.

Café

Cafeína e antioxidantes é o que você encontra de importante. Como você sabe, essas substâncias, em especial a cafeína, deixam o cérebro mais ativo e em alerta. Isso melhor a sua concentração, a capacidade de manter o foco e absorver melhor as informações.

Folhas verdes

Elas possuem uma substância luteína. Estudos apontam que ela é capaz de proteger o neurônio e retardar o seu envelhecimento. Isso resulta em funções cerebrais melhores, ainda mais por preservar a capacidade cognitiva.

Salmão

É um dos alimentos mais ricos em ômega 3 que podemos consumir. Esse ácido graxo é fundamental para o bom funcionamento do cérebro, muito por ser anti-inflamatório. Você também pode optar por outros peixes como sardinha e arenque. Lembre-se que os peixes estão entre os alimentos mais saudáveis para o cérebro.

Chocolate amargo

Além da cafeína como estimulante, o chocolate amargo também atua na produção de endorfina, que ajuda a melhorar o humor.

Ovos

Eles são uma fonte riquíssima de proteína. As gemas possuem colina, uma substância muito benéfica para o cérebro e que está ligada à boa memória. Ingerir ovos no café da manhã é indicado para o bom desempenho do cérebro durante o restante do dia.

Castanha de caju

Ajuda eliminando o estresse, no combate à depressão e ao mau humor. O magnésio contigo nesse alimento ajuda na oxigenação das células, ativando o cérebro e melhorando a memória.

Aviso: 

Inserir os alimentos citados em sua dieta é importante para manter uma alimentação saudável e pode trazer benefícios para a sua saúde física e mental, mas não existe nenhuma garantia de cura de comorbidades. Ressaltamos que é sempre importante procurar um atendimento médico especializado.

 

Compartilhe esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *