TPM: alimentos que ajudam a aliviar os sintomas

Postado por: entrerios Categoria: Dica Sabor Caseiro Tag: , , , Comentários: 0 Data de postagem: março 11, 2021

TPM: alimentos que ajudam a aliviar os sintomas

Não importa se você é mulher ou homem, certamente já ouviu falar da famosa TPM (tensão pré-menstrual). A TPM corresponde a um período de cerca de 7 a 10 dias antes da menstruação. Nessa fase, o organismo da mulher passa por uma série de reações. 

Sintomas físicos, como sensibilidade mamária, dor de cabeça, cólicas, acne e inchaço, e desconfortos psicológicos, como irritabilidade, agressividade, depressão e ansiedade, são comuns. A TPM é um problema que atinge pelo menos 80% das brasileiras, segundo um estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O que acontece no corpo durante a TPM

A TPM é fruto da oscilação hormonal que ocorre durante o ciclo menstrual de toda mulher. Os hormônios estrogênio e progesterona são os principais envolvidos nesse processo. A partir do primeiro dia de menstruação, o nível do estrogênio começa a crescer e chega ao seu máximo por volta do 15º dia do ciclo, fase em que ocorre a ovulação. Depois da ovulação, os níveis de estrogênio começam a cair e os de progesterona passam a subir. Por volta do 26º dia do ciclo, os dois hormônios sofrem queda, chegando a quase zero na menstruação. Essa diminuição dos níveis de estrogênio é o que causa os sintomas mais comuns de TPM.  

Por mais que a TPM seja um incômodo temporário, existem alguns alimentos que podem ajudar a atenuar os sintomas e passar por essa fase de forma mais tranquila. Conheça alguns deles:

 

Alimentos ricos em ômega 3

Primeiramente, dois sintomas muito comuns na TPM são as dores de cabeça e as cólicas. Alimentos como salmão, chia e atum, ricos em ômega 3, podem ajudar a aliviar esses desconfortos porque possuem uma substância anti-inflamatória. 

Melancia, abacaxi, espinafre, salsinha

Uma das principais características desses alimentos é seu poder diurético. É muito comum que as mulheres se sintam inchadas e retenham mais líquidos durante a TPM. Assim, esses alimentos podem ajudar a aliviar o desconforto. 

Alimentos ricos em triptofano

Esse aminoácido é precursor da serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem estar. Durante a TPM, é muito comum que as mulheres se sintam mais irritadas e tristes. Assim, ingerir alimentos que possuem o aminoácido pode ajudar. Queijo, frutos secos, ovo, abacate, cereais integrais e oleaginosas são alguns deles.  

Ciclo das Sementes

O Ciclo das Sementes é conhecido por auxiliar na regulação hormonal da mulher. Acima de tudo, ele consiste no consumo de sementes de abóbora, linhaça, gergelim e de girassol durante o ciclo menstrual. Do dia 1º ao 14º dia do ciclo, é recomendado consumir uma colher de semente de abóbora e uma de linhaça. Já na segunda fase do ciclo, do 15 º ao 28º dia, deve-se ingerir uma colher de semente de girassol e uma de gergelim. 

O Ciclo das Sementes ajuda a aliviar e controlar diversos sintomas da TPM. Ele auxilia na redução das cólicas, atenuando a ansiedade e melhorando o humor e a acne hormonal. 

Além de inserir esses alimentos em sua rotina durante a TPM, é importante ingerir bastante líquido e praticar regularmente atividades físicas. Acima de tudo, manter hábitos saudáveis é a melhor receita para atravessar esse período com mais tranquilidade!

Compartilhe esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *