Como a Alimentação Saudável e o Outubro Rosa se relacionam

Descubra como combater o câncer de mama com auxílio da alimentação

Postado por: entrerios Categoria: Uncategorized Comentários: 0 Data de postagem: outubro 5, 2021

Como a Alimentação Saudável e o Outubro Rosa se relacionam

O mês de outubro marca o início do último trimestre do ano, mas também é bastante importante por outro motivo: o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a luta contra o câncer de mama. Surgido em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, o movimento estimula a participação da população, empresas e entidades na causa. 

Você sabia que a alimentação tem uma conexão muito forte com a prevenção ao câncer de mama e, consequentemente, com o Outubro Rosa? Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, a alimentação e a nutrição inadequadas são a segunda causa de câncer que pode ser prevenida. Essas são responsáveis por até 20% dos casos de câncer nos países em desenvolvimento, como o Brasil, e por cerca de 35% das mortes pela doença.

No entanto, a relação entre a alimentação e o câncer, precisa de alguns esclarecimentos científicos, tendo em vista que existe muita desinformação sobre o assunto. Mais do que isso: informação confiável deve ser compartilhada. 

É um mito dizer que a cura do câncer pode ser obtida por meio do consumo de um alimento específico. Isso não existe, infelizmente. Mas existem evidências claras de que uma alimentação saudável auxilia na prevenção e no tratamento do câncer. Preste atenção nessas dicas para tornar sua alimentação mais saudável! 

A recomendação é consumir, no mínimo, cinco porções, ou seja, 400g por dia de vegetais, sendo duas porções de frutas e três de legumes sem amido (como cenoura, couve-flor, berinjela, tomate) e verduras. O adequado é consumir alimentos de diferentes cores, como vermelha, verde, amarela, branca, roxa e laranja. 

Uma alimentação rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e pobre em alimentos ultra processados, como aqueles prontos para consumo ou prontos para aquecer e bebidas açucaradas, podem prevenir de 3 a 4 milhões de casos novos de câncer a cada ano no mundo.

Fonte:https://www.asbran.org.br/noticias/nutricao-forte-aliada-na-campanha-outubro-rosa

 

Gostou do conteúdo? Então não deixe de nos acompanhar no Facebook!

Compartilhe esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *